Entenda o que é centro de custo e como aplicá-lo no financeiro do seu escritório
A gestão de uma empresa é um processo que envolve diversas atividades e estratégias, e entender o que é centro de custo é um ótimo passo para ter um desenvolvimento mais sustentável.
Quem tem a experiência de gerenciar uma empresa, já sabe o quão necessário é ter conhecimento em diversas áreas para otimizar os processos, aumentar a lucratividade e desenvolver a produção dos produtos ou serviços para se destacar no mercado e manter a saúde financeira em dia.
Porém, como manter as atividades em ritmo de crescimento perante às mudanças na economia e no mercado? Uma das principais ferramentas a serem adotadas por uma organização que deseja se desenvolver com mais segurança é o centro de custo, que pode ser aplicado em empresas de qualquer porte e segmento.
O centro de custo, como o próprio termo sugere, é uma ferramenta de gestão de custos que oferece diversas vantagens às empresas que a utilizam. Porém, como aplicar o centro de custo no seu negócio? Prossiga na leitura deste artigo e saiba mais!
O que é centro de custo?
Se você deseja analisar as finanças de sua empresa de forma mais estratégica e inteligente, o centro de custo é uma ótima ferramenta para ajudar você a entender tanto as receitas quanto as despesas de cada área do seu negócio, com o objetivo de direcionar seus investimentos a áreas com maior potencial.
Com o auxílio dessa ferramenta, torna- se mais fácil o processo de reduzir despesas, prever os gastos de cada setor da organização, aumentar a lucratividade e exercer uma gestão mais eficaz sobre a área financeira do empreendimento.
Assim,o centro de custo se refere ao método de dividir a empresa em unidades menores, efetivando um controle mais preciso sobre as receitas e despesas de cada projeto, área, setor ou equipe. Por meio desse método, a visão dos números da empresa é ampliada, ajudando você nos momentos de tomada de decisão.
Por que vale a pena utilizar o centro de custo?
O centro de custo não é mais somente um método que muitos empreendedores estão implementando, mas é uma ferramenta potente para melhorar a saúde financeira e desenvolver as suas atividades com segurança, credibilidade e sustentabilidade.
Além de ajudar você a analisar com mais profundidade os ganhos e gastos da sua empresa, a implementação do centro de custo também gera diversas outras vantagens a longo prazo, entre elas:
- aumento da autonomia de cada área da organização;
- melhorias na distribuição dos investimentos;
- mais eficácia no controle de gastos;
- facilidade em tomar decisões estratégicas;
- análise de dados sólidos de cada setor;
- planejamentos mais eficientes;
- redução de despesas e imprevistos;
- otimização de tempo e finanças;
- aumento da produtividade e motivação da equipe;
- alcance de metas e objetivos com mais praticidade;
- melhoria na análise de resultados e escolha de estratégias.
Quais são os tipos de centro de custo?
Apesar de o termo centro de custo ser utilizado por algumas pessoas como sinônimo de centro de resultado, eles não significam a mesma coisa: o centro de custo se foca nos desembolsos realizados por cada departamento enquanto o centro de resultados analisa o quanto cada setor está gerando de lucro e resultados financeiros positivos.
Sabendo disso, é importante conhecer também os tipos de centro de custo, que normalmente são divididos em dois: centro de custos produtivos (centros diretos) e centros de custos não produtivos (centros indiretos ou administrativos).
Os produtivos são referentes aos setores que impactam diretamente na geração de lucros de um empreendimento, como os departamentos de vendas e marketing, por exemplo. Já os não produtivos são os que não apresentam relação direta com a geração de lucros, como o administrativo e o RH, por exemplo, que geram somente despesas.
Como definir os centros de custos para o seu negócio?
Apesar de alguns setores não gerarem lucros, é válido pensar que todas as áreas são essenciais para que a sua empresa mantenha o desenvolvimento de suas atividades sempre em alta, então é importante dividir as despesas entre os centros de custo. Entretanto, como fazer a escolha dos centros de custos para a sua empresa?
Com o objetivo de ter um processo mais eficaz, é recomendável fazer uma divisão em pelo menos três centros da sua organização, como produção, comercial e marketing, por exemplo. Porém, a depender da complexidade da sua empresa, é possível ter mais centros de custo.
Como aplicar os centros de custo?
Para aplicar esse método com sucesso em sua empresa, é necessário conhecer o tamanho e a estrutura do seu empreendimento e, assim, aplicar alguns passos para implementar a ferramenta, como?
- dividir o escopo financeiro com base nos departamentos-chave do empreendimento;
- listar todas as receitas e despesas do negócio, separando custos fixos e variáveis, e despesas fixas e variáveis;
- dividir os gastos e ganhos em categorias;
- distribuir receitas e despesas entre os diferentes centros de custos;
- acompanhar o desempenho financeiro e os resultados obtidos constantemente;
- investir em um software de gestão financeira.
É possível criar centros de custos com base em departamentos, unidades, projetos e serviços, entre outros critérios, isso vai depender da estrutura e dos objetivos da sua empresa.
O processo de distribuir as receitas e despesas entre os diferentes centros de custo é um momento transformador para o seu negócio, gerando benefícios e resultados extremamente positivos na organização financeira empresarial a longo prazo.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender a importância de aplicar o centro de custo para melhorar a saúde financeira da sua organização!
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