Como gerar e nutrir leads para o seu negócio
Mais importante do que atrair a atenção para a sua empresa, é se aproximar de leads que realmente tenham fit com o seu negócio. Em linhas gerais, Lead é um potencial consumidor da marca que mostrou interesse no seu segmento e gostaria de ouvir mais sobre as soluções que você tem a oferecer. Para alcançar o lead certo é importante primeiro saber quem é a sua empresa e onde ela quer chegar. Só com a identidade definida é possível determinar para quais clientes em potencial devem-se direcionar os esforços.
Depois de entender para onde deve seguir, é importante trabalhar para que o prospect vire um cliente. Isso será feito a partir do perfil de cada um. O processo precisa ser personalizado, de maneira que a pessoa que está na outra ponta da comunicação reconheça que esses esforços são feitos unicamente para ela e não em massa, de forma impessoal. Essa estratégia deve ser traçada por meio de envio de materiais relevantes e que levem respostas a um problema ou uma necessidade que os clientes apresentem.
A ideia é mostrar que suas soluções atendem as carências da empresa e seu produto é imprescindível para o desenvolvimento dela. Mas como fazer com que seus potenciais clientes cheguem a essa conclusão? Confira algumas dicas!
Entregar a mensagem certa no momento certo
Quando um visitante da sua newsletter faz um download de algum material e fornece e-mail de contato, ele está abrindo as portas para você. Sendo assim, é importante aproveitar o momento, atender às suas expectativas e entregar a mensagem certa no momento certo. Ou seja, quando ele precisa de mais conteúdo para amadurecer uma ideia que vem buscando, ainda que ele não saiba exatamente o que.
Trabalhar em vários canais
A internet traz muitas possibilidades e é de suma importância que se aproveitem os diversos meios de contato com seu público de interesse como, e-mail marketing, publicações do blog, contatos nas redes sociais, mensagens SMS, feed RSS e assim por diante. Quanto mais diversificados forem esses canais, maiores serão as chances de contemplar todos os públicos de interesse, sem exceções.
Contar com um cronograma de envios infalível
A estratégia de envio de mensagens deve ser muito bem pensada para que seja bem-sucedida. A frequência para o e-mail marketing, por exemplo, é de uma mensagem por semana, nas redes sociais já passa a ser diária, no blog, publique no mínimo um post semanal e as mensagens SMS devem se limitar a, no máximo, duas a cada sete dias.
Criar conteúdos relevantes de suporte
É muito importante alimentar o seu blog, site e redes sociais, com materiais relevantes, como webinars, infográficos, whitepapers, cursos on-line, vídeos e muitas outras possibilidades. Caso contrário você está oferecendo algo que não tem e isso será perda de tempo para seus leads. Além disso, se você não tiver informações a sua concorrência certamente terá.
Nutrir sem permissão é spam
Nunca realize uma nutrição que não efetivamente autorizaram o recebimento de suas mensagens, uma vez que isso configura como prática de spam. Essa atitude queima a imagem da sua empresa e pode levar a outras penalizações, como suas mensagens sendo filtradas diretamente para a lixeira.
Mobilizar toda a equipe para a nutrição de leads
Uma empresa é feita de muitas pessoas e cada uma tem percepções sobre o produto ou serviço, além de também experimentar relações diversas com os clientes. Então, por que não colocar todo mundo para trabalhar junto na estratégia de nutrição? Essa diversidade cria o ambiente ideal para que a empresa aproveite insights criativos, inusitados e, na verdade, essenciais para tornar o relacionamento entre empresa e público mais proveitoso.
Em linhas gerais, podemos concluir que a nutrição de leads é parte determinante para fechar negócio. Sendo assim, porque não focar seus esforços em uma estratégia assertiva e personalizada e parar de ‘atirar para todos os lados’? Pense melhor sobre isso!
Fonte: Administradores.com por Eduardo Fonseca
Que tal conversar sobre
planejamento contábil?
Todas as decisões influenciam nos lucros da sua empresa. Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas na sua empresa. Será um prazer atender você.