Criatividade: a chave para vencer desafios
Apesar do período desafiador do cenário econômico brasileiro, temos visto sinais de reação no desempenho do comércio.É o caso do movimento dos consumidores nas lojas, por exemplo, que no primeiro semestre de 2017 teve retração de 1,5%, desempenho bem melhor se comparado com o mesmo período do ano passado, que foi de 8,3%.
Os resultados, apontados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, podem ser usados pelos empresários como uma importante motivação para superar tempos de crise. Porém, sabendo que não existem fórmulas mágicas, é preciso usar ainda mais a criatividade – característica latente do empreendedor brasileiro em qualquer situação econômica.
Uma frase de Roberto Setúbal, ex-presidente do banco Itaú, que diz que “a questão não é ter o problema, mas a forma como reagir a ele”, é uma boa dica de como o comércio deve pensar e se comportar. Afinal, aproveitar a situação crítica, oferecendo o que o consumidor precisa e pode adquirir, é uma oportunidade de se reinventar, fortalecer-se e permanecer no mercado.
Mas.. o que fazer?
São muitos os artifícios possíveis para manter o comércio aquecido. Um dos mais importantes talvez seja a diferenciação, ou seja, o que só você pode oferecer a seu cliente. Faça uma análise de seu negócio e veja onde, realmente, pode se destacar por um produto ou serviço que só você tem, dando ao consumidor uma sensação de exclusividade. Mas é válido ressaltar que qualidade, a resposta da maioria dos comerciantes, não pode ser usada como diferencial, pois é uma obrigação para atender aos consumidores cada vez mais exigentes.
Preparar-se para datas sazonais é outra estratégia que rende frutos muito positivos. Abra o calendário anual, veja em quais momentos você teve mais destaque e faça um planejamento detalhado do que pode repetir ou fazer ainda melhor. Se não experimentou ações específicas para essas datas, vale a tentativa. O Dia dos Pais, que esse ano será celebrado em 13 de agosto, é o motivo mais próximo para colocar suas ideias em prática. Apesar de vendas ruins no ano passado, é uma das datas mais quentes para o comércio e com soluções criativas pode gerar bom desempenho.
E como fazer?
Para poder desenvolver um bom plano de ação, é preciso conhecer bem seus clientes, entendendo o que precisam e direcionando seus recursos, físicos e financeiros, para a melhor direção, indo ao encontro de atender, e até mesmo superar, as expectativas. Nesse sentido, é fundamental manter a base de clientes atualizada e um relacionamento constante que garantam a melhor experiência de compra possível. Atualizados, esses dados viram ouro para quem sabe ser criativo e dar ao consumidor uma vivência única e personalizada.
Independentemente de qual opção você adotar, lembre-se que não vale ter consumidores a qualquer custo. Em maio de 2017,o número de inadimplentes chegou em 61 milhões. Por isso, ações como consultar o CPF ou CNPJ de clientes antes das compras é uma medida aconselhável para prevenir o risco de crédito em curto prazo.
Nesse mesmo caminho, é bom lembrar-se que apesar do avanço da tecnologia e dos pagamentos por meio de recursos eletrônicos, a emissão de cheques continua frequente. Assim, é necessário ficar atento também a essa forma de pagamento. Além de obter uma forma segura de consultar os cheques, procure se cercar de condições que garantam uma negociação segura. Uma opção é negociar que a entrega da mercadoria seja realizada somente após a compensação do cheque.
Em resumo, manter atenção aos índices de mercado, estudar cenários e traçar estratégias, garantir medidas para uma negociação confiável são medidas que podem parecer corriqueiras, mas devem ser intensificadas em períodos de crise. Elas auxiliam a economia do comércio a se manter sadia – combinadas, são técnicas simples que ajudam a impulsionar as vendas sem aumentar a inadimplência. Afinal, o comércio sadio é um personagem vital para a melhoria da economia, que enfrenta cenário desafiador, é verdade, mas que tem toda a condição de superar as adversidades.
Fonte: Blog Serasa Experian
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